INFORMATION, INFORMATION, INFORMATION

INFORMATION, INFORMATION, INFORMATION 

The PetaBox infrastructure used by the Internet Archive, circa 2007.

  1. AS CAPAS DE JORNAIS DO MUNDO

O artista inglês Martin J. Callanan realizou um trabalho intrigante, uniu em um site capas de jornais ‘de todos os países do mundo’. A ideia de onisciência e onipresença no horizonte da net tomou a imaginação de Callanan. São quase 1000 capas colocadas uma ao lado da outra, e automaticamente atualizadas! Seu trabalho, intitulado “I Wanted to See All of the News From Today”, impressiona.

http://allnews.greyisgood.eu/

  1. WAY BACK MACHINE

Wayback Machine. é um projeto da ONG Internet Archive, em atividade desde 1996. Já passou da casa de 150 bilhões de sites arquivados, paginados de acordo com sua disposição em determinado dia. São milhares de terabytes armazenados, o que já o coloca como o maior banco de dados (muitas vezes maior que a maior biblioteca do mundo, a do Congresso americano). E, acredite, ainda é pouco para armazenar tudo o que é gerado na internet. Fui visitar o site e lembrei-me daquele Bol.com.br, que no ano de 1999 era muito usados pelos pouquíssimos internautas que existiam no Brasil (Na época, a internet discada era lentíssima, ainda mais para aqueles que usavam “provedor gratuito”). 25 de janeiro de 1999 foi o dia que escolhi para testar WayBackMachine. Neste, o Bol.com.br noticiava que o filme “Central do Brasil” havia ganho o Globo de Ouro.

http://web.archive.org/web/19990125093743/http://www.bol.com.br/

http://www.archive.org/about/about.php

  1. INSIDE AMAZON

O vídeo mostra o quanto, por trás do site de venda da Amazon, há um mundo material, totalmente arquitetado segundo os avanços das tecnologias da informação. Amazon, sendo uma das maiores empresas de vendas da internet, é sinônimo do capitalismo “just-in-time” na versão internet banda larga.

  1. I’M GOOGLE

A artista Dina Kelberman faz algo laborioso e incrível. Um acervo gigante de objetos em seu Tumblr. Intriga a infinidade de imagens e vídeos coletados, de todos os tipos, cores, formatos, funções, posições, estilos. Tudo, diz ela, a partir do Google Image e no Youtube. Em seu Tumblr, podemos ver luminárias, ruas, poeira, janela, jardim, esfera metálica, parque de diversão, entulho, espuma, nuvem, pêlo, tecido, peruca, areia colorida, lavador de carro.

http://dinakelberman.tumblr.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: