Efeito Maelström – IBM revolucionando os setores de serviço e produção na década de 1970

Efeito Maelström – II – IBM revolucionando os setores de serviço e produção na década de 1970

1977 – Comercial da IBM mostrando os benefícios da introdução de computadores para: organizar os dados das empresas; gerenciar compras e vendas; fazer planilhas do estoque; análises de produtividade… Um dos vídeos que demarcam a história da disseminação dos computadores no mundo urbano-empresarial. Na estratégia de marketing do mais novo produto informático – primeiro computador portátil – é preciso fazer demonstrações básicas e didáticas sobre o que se trata, para que serve, onde usar. Trata-se de um “manual de instrução” ao mercado. E, obviamente, deu muito certo, e muito rapidamente; e foi um dos grandes pontapés para a criação dos modelos just-in-time de produção e distribuição de mercadorias, de “trabalho imaterial”, e, derradeiramente, de um capitalismo cada vez mais “cognitivo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: